Seja um incentivador de pessoas. O mundo já tem críticos demais (SQN) – Por Heitor Borba

 

No espaço de comentários do meu artigo intitulado “Profissionais de You Tube”,[1] com críticas sobre profissionais que acreditam nessa mídia, um leitor enviou uma mensagem das que rodam no LinkedIn e no Facebook com a seguinte frase:  “Seja um incentivador de pessoas. O mundo já tem críticos demais”.[2]  Eu digo: Só Que Não.

A ironia disso tudo é que a mensagem também é uma crítica e não um incentivo. Mais irônico ainda é o fato dessas mesmas pessoas publicarem mensagens nas redes sociais com críticas a políticos. E criticam  sem nenhuma prova, baseados apenas em suas ideologias. São esses mesmos que invadem meu Blog para criticar meus artigos sem nenhuma base científica, motivados apenas pelos seus egos supostamente ameaçados.

Mensagens como essa são tão lindas quanto utópicas. Se no mundo tivesse tantos críticos assim não seria necessário que eu escrevesse essa quantidade de artigos criticando ações desastrosas e desserviços de profissionais.[3] Caso esses profissionais tivessem recebido críticas duras, mas diretas, educativas e construtivas, como as que faço, certamente não estariam mais prestando desserviços a sociedade e lesando pessoas e empresas. Mas o “mimimi” e o  “coitadismo” iniciado ainda na fase escolar fundamental produzem profissionais medíocres, sem iniciativa e que não pensam. São pessoas que se acostumaram apenas com o estímulo, mesmo falso, e não fazendo na louvável ou digno de incentivo. Quando imerecido, o incentivo é tão danoso quanto a crítica. Parece que as pessoas foram condicionadas por alguma ideologia para nunca emitir críticas, mas apenas incentivos. Incentivar, elogiar e falar sempre bem está na moda, é top e politicamente correto.  E esse comportamento unidirecional já causou muitos danos aos nossos profissionais.

Nas empresas públicas ou privadas onde você irá prestar concurso ninguém vai considerar mensagens veiculadas nas redes sociais para facilitar no seu processo de seleção. Ou você possui ou não possui os requisitos necessários à obtenção do emprego. Isso é fato. Alguém duvida?

Se há críticos significa que alguma coisa está errada. Pode até não ser elogiado, mas nenhum profissional é criticado por fazer a coisa certa e de forma excelente (eficiente e eficaz).[4] Sufocar a crítica é aceitar os erros. Você, profissional sonhador de mensagens, incentivaria o médico que operou o seu órgão errado? E o engenheiro que deixou seu prédio com rachaduras? Nah! Isso não, né? Nesse caso é crítica ferrenha e destrutiva. Quando esses sonhadores contratarem profissionais dignos das mais ferrenhas críticas para ocuparem cargos em suas empresas eu passo a acreditar nisso. É fácil ser um sonhador ou um gestor gente fina nas redes sociais. Difícil é contratar um profissional incompetente para ocupar cargo na sua empresa e você ainda ser um “incentivador” dele. A verdade é que nenhum recrutador, na hora de contratar, vai querer saber se você não teve condições de estudar ou se não teve oportunidades na vida. É nessa hora que a crítica bate mais forte e causa dor de maior intensidade. Ou você tem os requisitos para ocupar o cargo ou não tem e está fora do processo seletivo. Fim. Isso não significa que não deva elogiar quando faz bem. O estimulo também é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional.

A crítica construtiva[5] é útil e necessária para o crescimento profissional. Em contrapartida, incentivar erros e incompetências não edifica e ainda impede o crescimento profissional. A crítica dói, mas pode corrigir antes de causar frustrações e prejuízos maiores. Minhas críticas são sempre construtivas porque são acompanhadas por informações sobre como fazer da forma correta, mesmo que também acompanhe um tratamento de choque, quando necessário.

De boas intenções o inferno está cheio, já disse alguém. É o caso da Pedagogia Paulo Freireana.[6] Bobagens pedagógicas, sem nenhum embasamento científico, como não corrigir as notas dos alunos vagabundos com tinta vermelha e não dar nota zero para não traumatiza-los são atitudes altamente prejudiciais. Trauma mesmo o aluno vai ter quando atingir a idade de buscar emprego, com seu comportamento bizarro e seu português precário. Quero ver se algum gestor vai incentivá-lo, dando-lhe um emprego decente e fechando os olhos para as suas deficiências.

Infelizmente não é assim que o mundo funciona. A afirmativa seria verdadeira se os recrutadores também aderissem a essa linda filosofia Paulo Freireana. Tem crítica pior do que ouvir do entrevistador, na hora de conseguir um emprego, expressões como: “Você não está capacitado para ocupar o cargo”, “Você não possui a habilitação exigida” ou mais delicadamente, “Você não possui o perfil desejado”?

Quando iniciei minhas atividades, no início da década de 80, ouvi do meu chefe: “Deixe essa máquina aí, você nunca foi datilógrafo, você é péssimo em datilografia”[sic]. Isso doeu muito, mas me incentivou a fazer a minha matrícula numa escola de datilografia (as empresas ainda não tinham computadores) e me tornei um exímio datilógrafo. Hoje digito no meu teclado com a mesma agilidade que digitava na máquina de escrever.

Interessante que a crítica [7] é uma das ferramentas da Qualidade necessária ao processo de melhoria contínua. Mas floquinhos de neve não aceitam críticas porque incomoda é feio e machuca. A ditadura ideológica implantada nos últimos anos deixou as pessoas com medo de expressarem a verdade e acabaram se acostumando com a mentira e a hipocrisia. O “politicamente correto”, que eu chamo de “politicamente idiota” tomou o lugar da verdade. Felizmente ainda existem pessoas críticas que se baseiam na observação racional dos fatos. Pelo menos os poucos críticos que ainda existem pensam racionalmente e podem salvar a razão. Por serem facilmente manipuláveis, as maiores vítima das ideologias existentes ainda são os adolescentes, utilizados como massa de manobra de políticos, professores e religiosos (neste caso, como disseminadores de dogmas). Estamos criando uma geração de frescos e idiotas. Transformaram o pensamento crítico em algo feio, imoral e que engorda.

É comum as pessoas confundirem crítica popular (do senso comum) com crítica científica (do método científico). Enquanto a crítica popular é baseada em paixões e ideologias, possui foco no autor do argumento e objetiva denegrir ou depreciar a imagem deste, a crítica científica é baseada no método científico, possui foco no argumento e objetiva provar o contraditório. A crítica popular é conhecida no meio científico como Argumentum ad hominem e consiste numa falácia básica utilizada por analfabetos científicos.  O pensamento crítico se encontra presente na Crítica Jornalística, na Engenharia da Qualidade, na Teoria Literária (Crítica Textual, Teorias Críticas e Alta Crítica) e na Metodologia Científica, cuja crítica busca a falseabilidade das teorias.[8]

Para que os profissionais tenham atuação crítica, reflexiva, compromissada e tecnicamente competente, é recomendado uma pedagogia crítica, propondo transformação das práticas profissionais que não sejam baseadas na crítica sobre as reais atividades executadas e no binômio Responsabilidade X Autoridade.  Somente dessa forma é possível construir relações integradoras entre os sujeitos para uma práxis crítica e criadora, obrigando os profissionais a adotarem posturas críticas e reflexivas nos seus cotidianos. Mas tudo isso deve ser contrabalanceado com estímulos a práticas profissionais excelentes (recompensa). Utilizar apenas uma das ferramentas não edifica e ainda estraga o profissional. Pense nisso.

Portanto:

Seja um crítico construtivo de pessoas. O mundo já tem incentivadores demais”.

Webgrafia:

[1] Artigo “Profissionais de You Tube”

Profissionais de You Tube

[2] Mensagem

http://www.frasesparaoface.com/seja-um-incentivador/

[3] Artigos criticando ações desastrosas e desserviços de profissionais

Ad verecundiams profissionais

Idiossincrasias profissionais

O otimismo pode ser tão danoso quanto o pessimismo

Profissionais da geração “Y” são YRRITANTES segundo empresários e gestores

Empresas estão cada vez mais preocupadas com a falta de profissionais que pensam

Cúmulos da Segurança do Trabalho

Check List de Segurança ao Deus dará

Falácias da Segurança do Trabalho

“Eisegese” na Segurança do Trabalho

[4] Profissionais excelentes

Artigo: “Eficiência e eficácia”

http://heitorborbainformativo.blogspot.com.br/2015/12/heitor-borba-informativo-no-88-dezembro.html

[5] Crítica construtiva

https://docplayer.com.br/6964021-A-critica-textual-e-a-historia-da-lingua-portuguesa-palavras-chave-critica-textual-ecdotica-diacronia-gramatica-etimologia.html

https://alunosonline.uol.com.br/portugues/critica.html

https://www.portugues.com.br/redacao/a-resenha-critica—um-genero-ambito-jornalistico-.html

https://www.portugues.com.br/redacao/tres-estrategias-argumentativas-para-melhorar-sua-redacao.html

http://paulokampus.com.br/2012/saiba-a-diferenca-entre-critica-construtiva-e-nao-construtiva.html

http://www.advocaciatribst.com.br/2012/01/23/o-que-e-uma-critica-construtiva/

http://familia.com.br/filhos/como-fazer-uma-critica-construtiva

http://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/aprenda-lidar-com-criticas-construtivas-e-destrutivas/

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/existe-critica-construtiva/59112/

http://www.filosofiaclinicasc.com.br/artigo/critica-construtiva-57

[6] Pedagogia Paulo Freireana

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/mentor-educacao-consciencia-423220.shtml

http://www2.uesb.br/pedh/wp-content/uploads/2014/02/Pedagogia-da-Autonomia.pdf

http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_pedagogia_do_oprimido.pdf

[7] A crítica na qualidade

http://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/12.pdf

http://www.scielo.br/pdf/gp/v19n1/a03v19n1.pdf

http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_227_326_30324.pdf

http://www.scielo.org.co/pdf/aqui/v11n1/v11n1a05.pdf

http://www.totalqualidade.com.br/2010/07/56-analise-critica-pela-alta-direcao.html

http://apps.fiesp.com.br/qualidade/requisito.htm

http://academiaplatonica.com.br/2011/gestao/iso-90012008-5-6-1-generalidades-analise-critica-pela-direcao/

http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2000_E0202.PDF

[8] Utilidade da crítica

https://coad.jusbrasil.com.br/noticias/100457652/critica-jornalistica-liberdade-de-expressao-responsabilidade

http://www.scielo.br/pdf/gal/n40/1519-311X-gal-40-0132.pdf

http://books.scielo.org/id/pdfcb

http://www.scielo.br/pdf/rbla/v12n1/a07v12n1.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141994000300068

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792011000200001

https://www.ime.usp.br/~rvicente/MetodoCientifico.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732015000200163

https://www.blogs.unicamp.br/openphilosophy/2017/03/29/dois-conceitos-fundamentais-da-pesquisa-cientifica/

 

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