Profissionais de You Tube

Postado por em fevereiro 9, 2016 em Artigos Técnicos, Materiais para Ler e Baixar | 0 comentários

Profissionais de You Tube

Profissionais de You Tube – Por Heitor Borba

 

You Tube foi a mídia mais desinformante que já inventaram, mas há profissionais que adoram suas explicações simplistas e suas fórmulas mágicas.

Convenhamos: Brasileiros adoram facilidades, principalmente quando essas facilidades se apresentam sob a forma de “milagres” e “fórmulas mágicas”. O problema é que essas coisas não existem no mundo real. Pelo menos ninguém até agora conseguiu provar que elas realmente existem. Vemos a invasão desses analfabetos científicos até mesmo no LinkedIn, uma rede essencialmente profissional, postando ou concordando com utopias que vão desde proteção contra inimigos imaginários até a aquisição do emprego dos sonhos simplesmente acreditando que vão conseguir. Surpreende a quantidade de profissionais desprovidos de razão que acreditam que digitando o seu “amém” vão mudar algo em suas vidas. Parece que bate uma amnésia nesse povo para esquecerem anos de escola e anularem toda a lógica e razão essenciais ao exercício profissional. Fico imaginando um profissional desse diante de uma decisão empresarial delicada e de cunho eminentemente técnico ou científico…

Ainda temos profissionais e até empresários que deixam o difícil, mas seguro método científico, pela facilidade das fórmulas milagrosas apresentadas principalmente em redes como You Tube. Esquecem que vídeos apresentam informações parciais, tendenciosas e simplificadas, além de não possuírem credibilidade científica.  Profissionais eficientes e eficazes devem continuamente estudar para aprender e pesquisar para concluir. Profissionais que não gostam de ler estão fadados ao insucesso.

Informações jornalísticas são informações de consumo, editadas ao gosto do consumidor, e também não são confiáveis. Há necessidade de verificar as fontes originais que embasaram a reportagem. Geralmente a notícia não diz exatamente o que está no documento original, mas apenas o que o jornalista entendeu ou fingiu entender para torná-la mais atraente ao seu público alvo.

É com imensa tristeza que vejo ainda hoje, na era da informação, profissionais tentando refutar ciência com vídeos do You Tube e até mesmo reportagens do Fantástico. Teoria científica e teoria popular ou filosófica são completamente diferentes e todo profissional confiável, seja de qual área for, deve conhecer bem o método científico.

Informações confiáveis (científicas) podem ser obtidas em periódicos de universidades e de institutos de pesquisas reconhecidos, livros didáticos e indexadores. Os principais indexadores são:

a)    Scielo;

b)    The Lancet;

c)    Nature;

d)    Science;

e)    PNAS;

f)     PlosOne;

g)    Cell.

Para assuntos relacionados às áreas  de Administração de Empresas, Psicologia, Engenharias em geral, Segurança do Trabalho e outras o indexador mais recomendado é o Scielo. Nos demais indexadores podem ser encontrados trabalhos relacionados à Saúde Ocupacional, Saúde Pública, Biologia, Medicina e Meio Ambiente.

Recentemente tomei conhecimento de um empresário do ramo comercial que há algum tempo sofria com dificuldades financeiras, mesmo mantendo a média de vendas em suas lojas. Solução: Acender velas de sete dias e colocar espadas de são Jorge para afastar energias negativas. Resultado: Falência. Depois descobriu que estava sendo roubado e pagando impostos indevidos. A solução real seria contratar uma auditoria externa e sem aviso prévio para seu estabelecimento.  Em outro caso, o empresário decidiu participar da “corrente do empresário” numa igreja evangélica e o resultado foi o mesmo: Falência.  Ou seja, não atentou para a forma como sua empresa estava sendo administrada, servindo apenas de cabide de empregos para o pessoal da instituição religiosa a qual fazia parte. Pena que esses “milagres” só ocorrem mesmo na TV e no You Tube. Não estou dizendo que as pessoas devam ser ateias ou não terem fé. Mesmo porque eu não sou ateu. Mas anular toda lógica e razão  em detrimento das crenças nunca foi, não é e nunca será um bom negócio. A História comprova isso.

Em sua área de atuação o profissional deve ser um “expert”, conhecedor da metodologia científica, que sabe obter informações seguras e calcadas em dados científicos. Profissionais de You Tube são incompetentes e oferecem um perigoso desserviço. Concluindo: O conhecimento científico é essencial para o sucesso profissional.

Webgrafia:

http://rae.fgv.br/RAE/institucional/Indexadores

http://www.ufrgs.br/bibcsh/servicos/registro-de-producao-intelectual-pi/indexadores-x-qualis/

http://www.scielo.org/php/index.php

http://www.nature.com/index.html

http://www.thelancet.com/

http://www.cell.com/

http://www.plosone.org/

http://www.pnas.org/

Artigos relacionados:

Atributos necessários ao Gestor de Projetos

Motivação funcional

Planejamento estratégico baseado em julgamentos

Habilidades necessárias ao exercício das funções gerenciais

Ad verecundiams profissionais

Idiossincrasias profissionais

Objetividade profissional e eficiência funcional

O otimismo pode ser tão danoso quanto o pessimismo

Prova e evidencia

Profissionais da geração “Y” são YRRITANTES segundo empresários e gestores

Gestão da Emoção

Empresas estão cada vez mais preocupadas com a falta de profissionais que pensam

Indexadores e Fontes Indexadas

Cúmulos da Segurança do Trabalho

Check List de Segurança ao Deus dará

Falácias da Segurança do Trabalho

“Eisegese” na Segurança do Trabalho

Gestão de evidencias

0 Comentário

Enviar comentário