O controle dos ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) deve ser realizado de forma preventiva a fim de permitir tempo hábil para suas renovações.

Para ASO periódicos que possuem exames complementares, é importante que esse controle seja deflagrado no mínimo sessenta dias antes dos vencimentos. Dependendo dos exames complementares, pode demandar tempo para realização e obtenção dos resultados. Muitas vezes a clínica de saúde ocupacional não realiza todos os exames exigidos no PCMSO e precisar encaminhar os trabalhadores para outras empresas do ramo. Principalmente nas regiões mais afastadas das capitais, alguns exames complementares se tornam difíceis porque exigem profissionais e equipamentos especializados, existentes apenas em grandes hospitais.  

Por isso há necessidade de um controle de ASO. Existem excelentes softs que realizam esse controle e outras ações médicas úteis aos profissionais de SST. Caso não disponha de um soft, e principalmente para empresas de pequeno porte, poderá ser elaborado um programa mais simples, inclusive em planilha do Excel.

Clique aqui e baixe um “CONTROLE DE ASO” em planilha do Excel:

CONTROLE DE ASO

Artigos relacionados:

A gestão do novo PCMSO

Incidência e prevalência no PCMSO   

Alterações no ASO (Atestado de Saúde Ocupacional)

Os médicos do novo PCMSO