FUNDACENTRO lança cartilha sobre proteção respiratória para exposições a COVID-19

Postado por em maio 19, 2020 em Artigos Técnicos, Materiais para Ler e Baixar | 0 comentários

FUNDACENTRO lança cartilha sobre proteção respiratória para exposições a COVID-19

FUNDACENTRO lança cartilha sobre proteção respiratória para exposições à COVID-19 – Por Heitor Borba

 

A FUNDACENTRO lançou a cartilha “Prevenção à Covid-19 – Proteção respiratória: orientações de uso frente à Covid-19”.

Não se trata de vídeo do YouTube postado por doutor que nunca ouviu falar em Prevenção de Riscos Ocupacionais, Normas Regulamentadoras e Proteção Respiratória, mas de entidade acreditada no assunto. O principal objetivo da cartilha é difundir informações para os profissionais da saúde, trabalhadores e população em geral, de modo a esclarecer algumas boas práticas de proteção respiratória aplicáveis contra agentes biológicos. Nessa cartilha, são apresentadas diferenças entre máscaras cirúrgicas e Peças Faciais Filtrantes para Partículas (PFF), orientações de colocação e retirada em situações de exposição ao Sars-CoV-2 e requisitos mínimos para um Programa de Proteção Respiratória.

Apesar de ler e ouvir alguns “acho que não” e “não é bem assim” sobre meus artigos publicados a respeito (mesmo comprovando por meio de publicações científicas), a cartilha não refuta em nada nenhum dos meus estudos (ver artigos relacionados). Pelo contrário, ratifica todas as informações constantes dos artigos. Agora eu sei como se sente um cientista quando, seguindo toda a metodologia científica e após anos de exaustiva pesquisa, apresenta suas provas por meio de indexadores científicos (com revisão de pares) e vem um Zé e pergunta se ele acredita naquilo. A convivência com ideólogos e ignorantes é realmente muito cansativa e frustrante.

É esse desconhecimento que está aumentando o número de infectados, inclusive nos profissionais da saúde. Coisas fundamentais como EPC, Medidas Administrativas ou de Organização do Trabalho, EPI (uso, guarda, conservação, eficiência, limitação, higienização, descarte, manuseio, vedação, etc), PPR e PFF, são desconhecidas por grande parte da população exposta. Sim, nesse contexto o conhecimento pode salvar vidas. Ignorância e ideologia podem matar.

Todos os esforços do governo estão direcionados para a produção e aquisição das ineficientes máscaras caseiras ou artesanais (até tu ANVISA? até tu ABNT?). Em vez de direcionar esforços para a produção e aquisição dos EPI necessários para combate ao coronavírus. Respostas óbvias a perguntas como: “Por que as pessoas estão se infectando, mesmo utilizando máscaras e seguindo os protocolos de higienização?” não são respondidas pelas autoridades incompetentes do governo. Pois eu respondo: É porque as pessoas estão usando máscaras caseiras e não EPI, principalmente em locais fechados, como elevadores, bancos, supermercados, etc ou em aglomerações. Seguinte: É para utilizar respiradores PFF2 sem válvula ou N95 e óculos vedados para que a nuvem de aerossol não atinja os olhos e a boca e não sejam aspiradas pelo nariz. Também para que os aerossóis expelidos pela fala, respiração e tosse sejam contidos pelo respirador, o que não ocorre com uso de máscaras caseiras ou artesanais. As enganações de máscaras caseiras, barreiras em acrílico e protetores faciais não estão funcionando porque a nuvem de aerossol infectada é dispersa, fica por várias horas no ar, e o coronavírus não sabe que deve parar nessas barreiras. Pronto resposta desenhada. Agora vai.

Você pode baixar a Cartilha da FUNDACENTRO aqui.

Artigos relacionados:

Máscaras da china não são eficientes

Contaminação de alimentos já é fato no Brasil

Nova Portaria sobre EPI

Como as empresas podem retornar em meio a pandemia?

ABNT lança guia para fabricação e uso de máscaras artesanais

Enganação das máscaras chega em Pernambuco

Eficácia das máscaras caseiras

Eficácia dos protetores faciais no combate ao coronavírus

Enviar comentário