Direção defensiva – Por Heitor Borba

Curvas

As curvas são as maiores causadoras de acidentes em rodovias, principalmente em vias de mão dupla.  No entanto, em estradas como essa da foto o maior risco mesmo é o proveniente da ação de marginais.

O DETRAN, considerando apenas fatores ligados ao código de trânsito, nos apresenta algumas dicas importantes, mas impossíveis de serem postas em prática em algumas situações.

São elas: Ao fazermos uma curva, sentimos o efeito da força centrífuga, a força que nos “joga” para fora da curva e exige certo esforço para não deixar o veículo sair da trajetória. Quanto maior a velocidade mais forte é essa força. Ela pode chegar ao ponto de tirar o veículo de controle, provocando um capotamento ou a travessia na pista, com colisão com outros veículos ou atropelamento de pedestres e ciclistas. A velocidade máxima permitida numa curva leva em consideração alguns aspectos, como por exemplo, as características geométricas de construção da via.

força centrífuga

Para sua segurança e conforto, acredite na sinalização e adote os seguintes procedimentos:

■ Diminua a velocidade, com antecedência, usando o freio e, se necessário, reduza a marcha, antes de entrar na curva e de iniciar o movimento do volante;

■ Comece a fazer a curva com movimentos suaves e contínuos no volante, acelerando gradativamente e respeitando a velocidade máxima permitida. À medida que a curva for terminando, retorne o volante à posição inicial, também com movimentos suaves;

■ Procure fazer a curva, movimentando o menos que puder o volante, evitando movimentos bruscos e oscilações na direção.

Bom, essa é a orientação dada na cartilha do governo intitulada “Direção Defensiva”, disponível do site do DETRAN. O problema é que nem sempre as vias são sinalizadas e por medo de assaltos temos que aumentar a velocidade. Frente à realidade do nosso país, resolvi acrescentar mais um item para esse assunto:

“Caso você precise aumentar a velocidade pra não ser assaltado, estuprado, etc faça a curva na velocidade máxima que sua habilidade permitir, conduzindo o veículo para o extremo esquerdo da pista quando a curva for à esquerda e para o extremo direito da pista quando a curva for à direita.”

Representação gráfica:

 

 CURVA CARRO

Esse procedimento tornará a curva menos acentuada, haverá maior espaço para a manobra, aumentará a distância do ponto de tangência e conseqüentemente, menor ação da força centrífuga.

Essa cartilha é ótima para inglês estudar.

Por que será que não ensinam isso nas auto-escolas? Ah! Sei: o Código de Trânsito vale mais do que a vida das pessoas. Fala sério.