Tomadas e plugs para uso industrial

Postado por em dezembro 14, 2013 em Artigos Técnicos, Materiais para Ler e Baixar | 2 comentários

Tomadas e plugs para uso industrial

Tomadas e plugs para uso industrial – Por Heitor Borba

 

Em indústrias diversas e canteiro de obras devem ser utilizadas apenas tomadas e plugs industriais, objetivando reduzir a possibilidade de contato com pontos energizados, durante a execução das atividades.

 

Esses dispositivos devem constar do Projeto da Rede Elétrica da unidade. As tomadas e plugs industriais possuem resistência e facilidade da conexão, visualização e pega, além das características técnicas específicas como vedação contra umidade, cores definidas, cabos protegidos, corpo e fixadores mais resistentes contra ação mecânica e dimensionamento elétrico do dispositivo em função da sua utilização.

 

O uso do conjunto plug com tomada é obrigatório em todos os casos de utilização de ligações elétricas removíveis ou móveis, como máquinas, equipamentos e ferramentas elétricas.

 

Nunca deverá ser ligado mais de um equipamento à mesma tomada exceto, se o circuito de derivação tenha sido projetado para esse fim.

 

Fato importante a ser ressaltado é que nesse tipo de ligação a parte energizada deve sempre ser a tomada (fêmea) e nunca o plug (macho), minimizando o risco de exposição de trabalhadores aos riscos da eletricidade.

 

Os conjuntos plugs-tomadas devem ser protegidos contra impactos ou pressões. Os conjuntos fixos devem ser presos em painéis específicos e protegido contra intempéries.

 

Todas as tomadas devem possuir identificação da tensão de operação existente por meio de plaquetas fixadas acima das mesmas e por cores.

 

IMAGEM TOMADAS INDUSTRIAIS

2 Comentários

  1. Prezado, gostaria do contato com a pessoa responsável pelo departamento financeiro da empresa, obrigado.

Enviar comentário