Registro dos Rodízios dos Operadores de Marteletes (RRO)

Postado por em abril 21, 2016 em Materiais de Segurança e Saúde Ocupacional, Materiais para Ler e Baixar | 0 comentários

Registro dos Rodízios dos Operadores de Marteletes (RRO)

Registro dos Rodízios dos Operadores de Marteletes (RRO) – Por Heitor Borba

O Registro dos Rodízios dos Operadores de Marteletes (RRO), é uma das Medidas Administrativas ou de Organização do Trabalho que pode ser adotada na empresa para redução das exposições dos trabalhadores aos agentes nocivos ruído, poeiras e Vibrações de Mãos e Braços (VMB). Claro que nenhuma gestão se limita apenas ao registro e aposição de assinaturas num formulário. É necessário um controle efetivo com registro de entrada e saída do martelete do almoxarifado (com especificações que identifiquem a ferramenta, hora exata da aquisição e devolução,  assinatura do almoxarife e do usuário, etc),  fiscalização quanto ao tempo de uso,  levantamento especificando o tempo de exposição, dentre outras.

Sem dúvida que as  Medidas Administrativas ou de Organização do Trabalho são bem mais seguras que as promovidas pela Tecnologia de Proteção Individual e até mesmo, pela Tecnologia de Proteção Coletiva, em alguns casos. Pena que essas medias geralmente são esquecidas pelos profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional.

FR-XX – REGISTRO DOS RODÍZIOS DOS OPERADORES DE MARTELETES – RRO

Enviar comentário