Habilidades necessárias ao exercício das funções gerenciais – Por Heitor Borba

 

Para que possa exercer as funções gerenciais com eficiência e eficácia[1] um bom gestor deve dominar determinadas habilidades ainda em vigor pela moderna administração.

Na primeira fase da Teoria da Administração Científica,[2]Taylor desenvolveu algumas funções essenciais ao bom gestor para que os objetivos organizacionais possam ser atingidos. São elas:

I – PLANEJAR

A habilidade de planejar estrategicamente, taticamente e operacionalmente deve fazer parte do currículo do bom gestor. Planejar é estabelecer objetivos especificando de que forma eles serão alcançados pela organização. Através de uma avaliação técnica de um ponto no futuro em relação à empresa, o gestor deve desenvolver um Plano de Ação[3] que permita atingir as metas delineadas. O planejamento é a primeira função administrativa, considerando que esta função serve de base e guia para execução das funções seguintes.

II – COMANDAR

Habilidade capaz de impor aos subordinados a execução das ações necessárias aos objetivos da organização.   Para isso, a hierarquia deverá ser clara e definida, principalmente em relação à paridade existente entre a responsabilidade e a autoridade.[4]

III- ORGANIZAR

Habilidade que permite ao gestor coordenar todos os recursos (físicos, humanos e financeiros), de forma eficiente e eficaz para que a organização possa atingir os seus objetivos.

IV-CONTROLAR

Esta habilidade diz respeito ao estabelecimento dos padrões e das medidas de desempenho necessárias à garantia das ações executadas na organização com fins de cumprimento dos objetivos definidos. O controle das atividades é importante porque minimiza a possibilidade de erros ou o grau do desvio através da comparação do que está sendo feito com um padrão pré-estabelecido.

V- COORDENAR

Habilidade necessária à implantação de qualquer planejamento. Sem a coordenação é impossível integrar recursos, ações e esforços para que a meta organizacional estabelecida seja atingida.

Determinados os objetivos organizacionais, a empresa parte para a fase de definição das políticas, diretrizes, metas, programas, procedimentos, métodos e normas. Os objetivos organizacionais são estabelecidos em primeiro plano (no planejamento estratégico) de forma ampla e genérica. Após isso, segue um maior detalhamento (planejamento tático ou departamental) e por último, um detalhamento extremamente detalhado (planejamento operacional). As habilidades de Planejar, Comandar, Organizar, Controlar e Coordenar do gestor devem ser eficientes e eficazes em cada nível hierárquico de atuação. O bom gestor deve conhecer bem esses níveis e a aplicação das habilidades citadas no seu nível hierárquico ou campo de atuação.

Percebemos que há uma hierarquia de objetivos considerando que uns são mais importantes que outros. O planejamento é iniciado pela determinação dos objetivos e definição do Plano de Ação necessário ao atingimento dos objetivos da corporação.

Portanto, o estabelecimento dos objetivos a serem alcançados pela empresa consiste no ponto de partida do planejamento.

 

Webgrafia:

[1] Eficiência e eficácia

Artigo “Eficiência e Eficácia”

http://heitorborbainformativo.blogspot.com.br/2015/12/heitor-borba-informativo-no-88-dezembro.html

[2] Teoria da Administração Científica

http://heitorborbainformativo.blogspot.com.br/2015/04/heitor-borba-informativo-n-80-abril-de.html

http://www.scielo.br/pdf/raeel/v2n1/v2n1a15.pdf

http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n3/v15n3a17

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000300017

 

[3] Plano de Ação

https://heitorborbasolucoes.com.br/a-ferramenta-5w2h/

https://heitorborbasolucoes.com.br/a-importancia-do-plano-de-acao-no-gerenciamento-de-projetos/

[4] Responsabilidade e a autoridade

http://www.trf5.jus.br/downloads/Responsabilidade%20X%20Autoridade.pdf

 

Artigos relacionados:

Coerência documental em Segurança e Saúde Ocupacional

 

Fatores críticos de sucesso de um projeto

 

Planejamento Empresarial

 

Objetividade profissional e eficiência funcional

 

Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional em obras de Construção Civil