Características das empresas de alto desempenho – Por Heitor Borba
As empresas de alto desempenho apresentam algumas características que a definem como sendo de alto desempenho.
Esse tipo de organização consegue:
a) Utilizar todos os seus recursos de forma estratégica;
b) Manter-se sempre inseridas no mercado de atuação;
c) Manter fôlego suficiente para vencer os riscos da atividade econômica.
É justamente a ausência ou falha de um ou mais desses fatores que leva algumas empresas a encolherem, estabilizarem ou mesmo fecharem as portas.
Tanto empresas fortes inseridas em mercados sofríveis quanto empresas fracas inseridas em mercados bons não apresentarão bons desempenhos. Desempenhos elevados resultam em boas performances. Significa dizer que deve ser aplicado grande esforço na busca constante da excelência no mercado. Apesar de estratégias diferentes, os esforços investidos se aplicam a empresas de todos os ramos de atividade (serviços, indústria ou comércio).
Para utilizar todos os seus recursos de forma estratégica, se manter sempre inserida no mercado e conseguir fôlego suficiente para vencer os riscos, as empresas de alto desempenho devem:
a) Monitorar continuamente o ambiente;
b) Procurar manter-se adequada ao ambiente em constante evolução;
c) Planejar ações de forma estratégica e flexível;
d) Lançar produtos inovadores que satisfaçam os desejos e as necessidades dos consumidores e se possível, se tornem indispensável na vida das pessoas;
e) Possuir facilidade de conexão de modo que possa estar presente em todos os locais necessários;
f) Ser instalada em locais que apresentem oportunidades para seu alto desempenho (tecnopolos);
g) Possuir capacidade organizacional e tecnológica para separar o processo produtivo em diferentes localizações;
h) Possuir alta capacitação dos seus funcionários;
i) Possuir localização espacial adequada.
A localização espacial adequada das empresas de alto desempenho sempre seguem quatro etapas do processo produtivo:
a) Inovação e fabricação de protótipos
Concentrados em centros Industriais inovadores.
b) Especialização do processo realizado em filiais
Ocorrem na mesma região ou país onde se localiza a matriz.
c) Produção semiqualificada em larga escala e testes
Realizada no exterior.
d) Ajustes e manutenção do pós-venda
Ocorrem em unidades regionais em toda a área geográfica de atuação.
Empresas de alto desempenho também estão diretamente relacionadas a espaço de fluxos como a troca de informações imateriais no ciberespaço (internet). O espaço de fluxos salienta a natureza do serviço oferecido (finanças, seguros, bens imobiliários, consultorias, marketing, segurança, coleta de informações, gerenciamento de sistemas de informação, etc).
A cultura organizacional pode ser compreendida como um sistema de valores compartilhados pelos seus membros e em todos os níveis hierárquicos, como por exemplo:
INICIATIVA INDIVIDUAL
Relacionada ao nível de responsabilidade, liberdade e independência dos funcionários;
TOLERÂNCIA AO RISCO
Compreendido como nível de encorajamento da agressividade, inovação e riscos;
DIREÇÃO
Relacionada à transparência dos objetivos e expectativas de desempenho;
INTEGRAÇÃO
Diz respeito à capacidade das unidades desenvolverem ações de forma coordenada;
CONTATOS GERENCIAIS
Capacidade dos gerentes em se comunicarem de forma eficiente e eficaz;
CONTROLE
Aplica-se a quantidade e qualidade das regras e regulamentos, bem como, dos controladores ou supervisores dos comportamentos dos funcionários;
IDENTIDADE
Nível de identificação dos clientes internos e externos com a empresa como um todo (mais do que possa existir com seu grupo social);
SISTEMA DE RECOMPENSA
Relaciona recompensa e desempenho;
TOLERÂNCIA AO CONFLITO
Nível de democracia para recepção de conflitos e de críticas;
PADRÕES DE COMUNICAÇÃO
Relaciona-se ao nível de restrição das comunicações aos vetores hierárquicos.
Percebemos que a cultura organizacional também interfere diretamente no desempenho da organização.
Empresas de alto desempenho observam alguns critérios e metodologias específicos. O alto desempenho de uma empresa depende de uma série de fatores, como por exemplo, aceitação no mercado, logística de base, sinergia gerada pela cultura organizacional, competitividade, condições do mercado, etc
Evidentemente que para que possa existir gestão eficiente e eficaz há necessidade também de profissionais capacitados.
Webgrafia:
http://www.sintracoopsc.com.br/wp-content/uploads/2009/03/PDF-Marketing-Kotler-2000.pdf
http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/mkt/1.pdf
https://www.utwente.nl/bms/mco/bestanden/CastellsCommunicationPowerReview.pdf
(brinde especial para os leitores)
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