Fala que eu te escuto

Postado por em agosto 20, 2015 em Artigos Técnicos, Materiais para Ler e Baixar | 0 comentários

Fala que eu te escuto

Fala que eu te escuto – Por Andrea Santiago

A Comunicação eficaz é uma arte e é fundamental para evitar conflitos, dar resultados e melhorar a performance profissional. Comunicar envolve partilhar ou tornar comum alguma informação. A comunicação é uma arte que ninguém domina perfeitamente. Para ganhar habilidade é preciso exercitar e isso exige esforço. Vamos praticar?

Seguem algumas dicas:

Para trabalhar em equipe, saber ouvir é mais importante do que falar. E ouvir envolve muito mais do que escutar uma informação, envolve dar atenção e compreender. Por isso olhe para a pessoa que está falando com você e dê toda a atenção e se o que está sendo dito não ficou claro, pergunte! Não devemos pressupor o que a outra parte quer dizer. Precisamos checar se o que está sendo dito é o que foi entendido.

Se a informação tiver muitos detalhes que a outra parte poderá esquecer, é melhor informar por escrito e confirmar se a pessoa que recebeu a informação a entendeu. Diz-se que, em média, uma pessoa retém cerca de 20% daquilo que ouve, 30% daquilo que ouve e vê e 50% do que ouve, vê e pratica. Por isso evite mandar recado verbal, principalmente se a informação não for breve e contiver muitos detalhes.

Repasse as informações de forma correta às pessoas certas. No falar, evite intermediários e no ouvir, evite suposições e distrações.

Evite reter informações. Repasse imediatamente para a pessoa devida, para evitar esquecimento e informações de última hora. Planeje e se antecipe. Isso evitará que se atropelem os processos, causando mal estar entre a equipe e que a outra parte saiba através da “rádio peão”.

O que está sendo dito é tão importante quanto a forma (tom da voz, gestos). A mesma frase dita de forma brusca e com gestos fortes pode ser interpretada de forma totalmente diferente se for dita de forma suave. No segundo caso, a pessoa leva uma bronca e ainda sai feliz.

Evite mal entendidos e procure resolvê-los prontamente. Caso contrário gerará clima de desconfiança e gerará problemas maiores futuramente.

Pratique o feedback e faça reuniões periódicas, criando assim um clima de cooperação e confiança entre as partes. É fato que ninguém consegue se comunicar com perfeição, pois somos sujeitos a falhas. Mas é possível com esforço e persistência melhorar a arte de nos comunicarmos.

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